Aterosclerose nos Membros Inferiores

É o acúmulo de placas de colesterol e cálcio nas artérias que irrigam a musculatura da coxa, da perna e dos pés. Por consequência, esses vasos podem sofrer diversos graus de obstrução, até mesmo a oclusão total. Nesses casos, o fluxo sanguíneo é mantido apenas por pequenas artérias, chamadas colaterais, que podem não ser suficientes para manter a irrigação adequada da musculatura durante o exercício, ou mesmo em repouso.



As principais causas dessa obstrução são: idade avançada, diabetes, hábito de fumar, hipertensão, colesterol elevado, obesidade, sedentarismo e história familiar de aterosclerose. 

O principal sintoma dessa doença é a dor nas pernas: após caminhar, o paciente sente dor na panturrilha (“batata da perna”), precisando de alguns minutos de descanso para continuar a caminhada. Esta dor, que é decorrente da falta de sangue na perna, se repete em distâncias variadas, a depender do grau de entupimento dos vasos. Com o agravamento da doença, a distância fica cada vez menor, podendo o paciente chegar a apresentar dor mesmo parado (dor em repouso). O tratamento desta doença deve ser realizado pelo Angiologista / Cirurgião Vascular, que está apto a orientar o paciente em todas as fases da doença, desde o início dos sintomas, quando o tratamento ainda pode ser feito com medicações e exercício físico orientado, até nos casos mais avançados, onde uma intervenção se faz necessária. Essa intervenção, quando indicada, pode ser realizada através de uma cirurgia para desviar o fluxo de sangue ao redor da obstrução ou através de um procedimento minimamente invasivo por angioplastia, com ou sem uso de próteses vasculares, a depender do caso.