Embolização de Mioma Uterino

      O mioma uterino é o tumor benigno mais frequente entre as mulheres. Estima-se que entre 40 a 80% das mulheres na idade reprodutiva são portadoras de mioma e, destas, pelo menos um terço necessitem de tratamento devido à presença de sintomas. Anualmente, cerca de 200.000 mulheres perdem o seu útero, mais de 40.000 realizam miomectomia (cirurgia conservadora) e outras 250.000 estão em terapia hormonal para o tratamento de miomatose uterina. 

     Provavelmente, menos da metade das mulheres que tem mioma no útero tem algum tipo de sintoma, sendo este descoberto no momento em que a paciente realiza um exame ginecológico de rotina. Os miomas podem provocar períodos menstruais intensos e prolongados, além de sangramentos atípicos, podendo levar à anemia. Também levam ao aparecimento de distensão abdominal com sensação de peso ou pressão na pelve, dor abdominal ou dor durante as relações sexuais e sensação de pressão na bexiga com vontade constante de urinar. 



   Toda mulher que tem mioma no útero e apresenta sintomas desconfortáveis é potencialmente candidata a fazer uma embolização, a depender da quantidade, tamanho e localização dos nódulos de mioma. Deve-se ter o acompanhamento com o Ginecologista para a adequada indicação dos casos em que se deve optar pela embolização de mioma ou outro método para o seu tratamento, assim como para o seguimento pós-embolização. 


    A embolização uterina é uma cirurgia minimamente invasiva e, portanto menos traumática que a cirurgia convencional. Requer somente uma pequena incisão na pele da virilha de aproximadamente 2 milímetros, por onde se introduz um cateter na artéria . Este cateter conduzido até alcançar as artérias uterinas que levam sangue para o útero e os miomas. Nesta posição são injetadas micropartículas por dentro do cateter até entupir estas artérias e comprovar que o mioma não recebe mais sangue. 

       Nos casos indicados para a o tratamento por embolização uterina, o Cirurgião Vascular habilitado em Angiorradiologia realiza o procedimento e acompanha a paciente em conjunto com o Ginecologista.