Varizes – Radiofrequência

A técnica de cirurgia de varizes com uso de radiofrequência visa o tratamento de pacientes que apresentam comprometimento das veias safenas ou das veias perfurantes (comunicam as veias superficiais com as mais profundas). É um procedimento que prevê uma alternativa menos invasiva, uma vez que simplesmente fecha a veia comprometida, inutilizando-a, sem a necessidade de extraí-la. Uma vez que a veia doente é fechada, outras veias saudáveis assumem sua função, melhorando o fluxo sanguíneo. 


O método é realizado com a passagem de um fino cateter pela veia comprometida, através de punção ou por uma pequena abertura na pele. O cateter é então acionado pela energia de radiofrequência, que aumenta a temperatura nas paredes da veia, levando ao fechamento da mesma. A veia permanece no local, mas sem função. Essa técnica pode reduzir a formação de hematomas (manchas roxas) e a dor após a cirurgia, que frequentemente ocorre na cirurgia tradicional. 

É necessária a avaliação do Angiologista / Cirurgião Vascular para a correta indicação da melhor técnica cirúrgica a ser utilizada em cada caso, a fim de minimizar possíveis complicações relacionadas ao método.