O tratamento das varizes tem evoluído em busca de métodos menos invasivos, tanto para os casos relacionados à estética, como para a melhora funcional.

Com o objetivo de realizar o tratamento de forma ambulatorial (sem internamento ou cirurgia) para os casos de varizes de maior calibre, foi desenvolvido o método de escleroterapia com espuma densa. A técnica consiste na aplicação de uma medicação em forma de espuma - “mousse” - no interior da veia doente, visando a oclusão do vaso tratado com posterior diminuição do seu calibre e desaparecimento.
Nos últimos anos esse método ganhou espaço em todo o Brasil, em substituição ao tratamento cirúrgico, revolucionando o tratamento da insuficiência venosa e se firmou como mais uma opção terapêutica para os portadores de varizes que não podem ou não querem se submeter à cirurgia. Menos invasiva, a terapia de varizes com espuma não requer a obrigatoriedade de repouso ou afastamento do trabalho. Assim como na escleroterapia de microvarizes, o paciente pode sair do consultório médico após a sessão de tratamento para retornar direto às suas atividades habituais.
É fundamental a avaliação do Angiologista para determinar a necessidade de alguma intervenção no tratamento das varizes e a escolha do método a ser utilizado para tal fim.